Abaixo, seguem algumas informações importantes sobre o curso: 

•Ao fim desse curso, você pode solicitar o seu certificado (basta pagar a taxa de emissão de R$ 10); 

•A carga horária é de 20 horas;

•É muito importante que você estude todo o material antes de solicitar o certificado;

•A certificação é legalmente válida para horas complementares, concursos públicos etc;

Como o Cérebro vê as cores
A princípio, para compreender a influência das cores na Psicologia, é necessário entender a base de funcionamento do cérebro para enxergarmos as cores:


De forma resumida, somos capazes de enxergar as variações cromáticas porque o olho recebe a luz em forma de comprimento de onda e na retina existem receptores de luminosidade (e de ausência dela).

Esses receptores, inicialmente, analisam as imagens em preto e branco e, a partir do contraste percebido, delimitam sua tonalidade em três cores iniciais: amarelo, azul e vermelho (primárias). 

Havendo, no cérebro, um receptor para cada um desses três comprimentos de onda , torna-se possível ter a percepção de todas as tonalidades que enxergamos, pois com essas três cores conseguimos produzir todas as outras.
Um receptor percebe o vermelho, outro, o amarelo e o outro, o azul. Quando chega aquele comprimento de onda para seu respectivo receptor, ele é ativado e envia um sinal elétrico que é transmitidos pelos nervos ópticos – que ficam atrás do olho – até a parte posterior do cérebro.
Esse sinal chega até o córtex occipital, parte posterior do cérebro, que tem como função processar toda essa informação elétrica e transformá-la em uma imagem colorida.
Além de enxergar tons como rosa, verde, roxo etc, nosso cérebro também analisa as tonalidades em requisitos como intensidade, claridade, e complementaridade. 

Assim como na música, os "arquivos mentais" são organizados por semelhança sonora, no caso das cores, a organização dos mapas cerebrais para a memória das cores também se dá por assemelhamento.

É como se dentro de nossos cérebros existisse uma organização de cores parecida com o circulo cromático que usamos na arte.
E assim, nosso cérebro percebe, difere e enxerga as cores que estão ao nosso redor. 
Influência das cores nas emoções 
Agora que você entendeu como diferenciamos as tonalidades, vamos entender os impactos de cada uma delas em nossa mente!


Ao longo do tempo, para fins de sobrevivência e também por associação, a espécie humana atrelou determinadas cores a certos significados.

As tonalidades mais quentes, por exemplo, geralmente estimulam um estado de alerta.

Já os tons mais frios e suaves, expressão tranquilidade e calma.
Dessa forma, as cores estão atreladas à fenômenos e elementos. Por isso, elas tem a capacidade de desencadear emoções.
No Egito Antigo, por exemplo, as tonalidades eram analisadas em seus significados para que fossem utilizadas nas roupas, utensílios e decorações de forma estratégica.

Associação das cores para os egípcios:

•Preto: associado à noite e à morte, a cor preta era obtida do carvão de madeira ou de pirolusite (óxido de manganésio do deserto do Sinai);


•Branco: extraído do cal ou gesso, o branco simbolizava a pureza e da verdade;

•Vermelho: representava a energia, o poder e a sexualidade e era encontrado em substâncias ocres;


•Amarelo: estava associado à eternidade e era extraído do óxido de ferro hidratado (limonite);


•Verde : simboliza a regeneração e a vida e era obtido da malaquite do Sinai;


•Azul: extraído do carbonato de cobre, o azul estava associado ao rio Nilo e ao céu.

Hoje, o tempo passou mas a associação feita pelos egipcios ainda tem forte influência na colorimetria moderna, e cada tom traz uma mensagem emocional que é entendida pelo nosso cérebro: 
Vale ressaltar, por fim, que a identificação dos tons é subjetiva, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja são dinâmicas e estimulantes; já as cores frias, como azul, roxo e verde, possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.
Use as cores ao seu favor
Agora que você sabe o poder das cores para influenciar emoções, é muito importante saber utizar esse conhecimento ao seu favor!

Dentro do empreendedorismo, diagramação, artes, redes sociais ou até mesmo para se vestor e pintar as paredes de casa, as tonalidades devem ser analisadas antes de serem usadas.

E as grandes marcas fazem isso!
Perceba como os valores dessas empresas, demonstrados através de suas campanhas publicitárias, são muito condizentes com as cores utilizadas no logotipo.
Dessa forma, o maior conhecimento que você deve levar ao fim desse curso é: entenda o significado das cores e utilize isso em sua vida, pois ao usar um tom, você está transmitindo uma emoção!

Sugestão de vídeo 

Parabéns, você adquiriu mais conhecimento e finalizou o seu curso!
Agora é só solicitar o seu certificado, que tem a taxa de emissão de R$ 10.
Modelo do Certificado
Vale lembrar que nosso certificado tem carga horária de 20h e é um documento verídico e válido, com amparo legal em todo Brasil. Em conformidade com a Lei nº 9.394/96, Decreto Presidencial nº 5.154/04.